Fechar

Logo White Grazmec

VOLTAR

Logo Menu Produto Flutuant
Imagem categ Prod Tratamento On Farm

Tratamento
On Farm

Imagem categ Prod Tratamento Industrial

Tratamento
Industrial

Imagem categ Prod Agrícola

Agrícola

TRATAMENTO DE SEMENTES

Tratamento de sementes como parte da agricultura moderna do Brasil

Escrito por Administrador | 11 de junho de 2021 | Tratamento de sementes

COMPARTILHAR EM

 O tratamento de sementes é um excelente exemplo de como a indústria de sementes e a indústria de defensivos agrícolas estão inovando, tendo em vista o futuro da agricultura moderna brasileira. O tratamento industrial de sementes vem aumentando significativamente em importância à medida que as empresas vêm trabalhando para criar novas e mais produtivas tecnologias, especialmente geradas para atender as necessidades dos agricultores no combate às pragas (doenças, insetos, nematoides, plantas daninhas, entre outros). O tratamento de sementes serve como meio de transportar os produtos voltados ao controle destas pragas, caracterizando-se como uma das mais importantes práticas de manejo integrado de pragas, auxiliando no incremento da produção e no rendimento das lavouras.

     O tratamento de sementes é um instrumento eficaz para se combater os efeitos negativos das pragas no momento do plantio e, assim, ajudar os agricultores a produzirem mais e com melhor qualidade, ao mesmo tempo em que minimizam o impacto negativo aos seres humanos, aos animais e ao meio.

 

Definição de tratamento de sementes

 O tratamento de sementes é a aplicação de ingredientes químicos e/ou organismos biológicos às sementes, de forma a suprimir, controlar ou afastar patógenos, insetos ou pragas que atacam as sementes, mudas e plantas.

     Tecnologias aplicadas à semente, como inoculante, agentes de proteção e herbicidas, micronutrientes, reguladores de crescimento, revestimentos de sementes, corantes, etc. também podem ser considerados tratamento de sementes. As sementes tratadas são destinadas exclusivamente ao plantio e não afins de alimentação humana ou animal.

Fonte: Guia Abrasem de Boas Práticas de Tratamento de Sementes

TAGS