Fechar

Logo White Grazmec

VOLTAR

Logo Menu Produto Flutuant
Imagem categ Prod Tratamento On Farm

Tratamento
On Farm

Imagem categ Prod Tratamento Industrial

Tratamento
Industrial

Imagem categ Prod Agrícola

Agrícola

Você sabe a importância do tratamento de sementes nas lavouras de soja e milho?

O tratamento de sementes é um dos principais processos do pré-plantio e cultivo das plantas de soja e milho. Essa técnica assegura um bom estabelecimento da lavoura e, consequentemente, um alto potencial produtivo.

Escrito por Administrador | 10 de setembro de 2021 | Tratamento de sementes

COMPARTILHAR EM

O tratamento de sementes é um dos principais processos do pré-plantio e cultivo das plantas de soja e milho. Essa técnica assegura um bom estabelecimento da lavoura e, consequentemente, um alto potencial produtivo.

Segundo estudos, a perda em rendimento de uma semente não tratada pode variar entre 10 e 40%, o que impacta negativamente aos produtores.

Atualmente estamos dando no Brasil os primeiros passos do plantio de soja e milho, cultivos de verão, e o tratamento de sementes vem sendo um dos grandes investimentos dos produtores para garantir mais qualidade e produtividade na lavoura.

Veja algumas dicas para realizar o tratamento de sementes de forma adequada

1. O primeiro passo é a escolha de uma semente certificada e de alta qualidade – ficar atento a procedência, forma de armazenamento e transbordo adequado das sementes compradas é essencial para ter sementes de mais eficiência, sem problemas para a germinação;

2. Proteja o potencial genético das sementes - neste momento que entra em ação o bom tratamento, capaz de evitar danos provocados por pragas e doenças nas sementes e plântulas, aumentando o rendimento da cultura;

3. Como tratar as sementes - a semente de milho híbrido é tratada com fungicidas diretamente nas empresas fornecedoras de sementes, já a soja pode ser feita “on farm”, com o auxílio de máquinas específicas dentro das propriedades, ou por meio do Tratamento Industrial das Sementes, realizado pelas sementeiras.

O tratamento além de proteger as sementes de pragas e doenças, também possibilita a aplicação de bactérias fixadoras de nitrogênio e polímeros que melhoram a plantabilidade e reduzem a presença de falhas na lavoura.

4. Benefícios do tratamento de sementes - o tratamento é uma das medidas fitossanitárias mais eficientes nas lavouras de soja e milho. Esta prática ajuda a eliminar ou reduzir a pressão de pragas e doenças em sementes e plântulas, e também impedir a entrada de patógenos;

Seja o tratamento de sementes “on farm” e industrial ambos trazem grandes vantagens a lavoura. O tratamento “On farm” apresenta custo relativamente menor, comparado ao TSI, e possui recomendação de produtos personalizada de acordo com a necessidade das sementes e da área de cultivo. O TSI, por sua vez, garante menor risco de intoxicação dos operadores, maior precisão no volume de calda utilizado para o tratamento das sementes, maior rendimento por hora e melhor cobertura da semente com o produto químico.

A Grazmec é especialista na produção de equipamentos para o tratamento de sementes “on farm” e industrial, com máquinas de alta tecnologia e eficiência para garantir uma semente mais adequada para um plantio de maior potencial germinativo.

 

TAGS