Fechar

Logo White Grazmec

VOLTAR

Logo Menu Produto Flutuant
Imagem categ Prod Tratamento On Farm

Tratamento
On Farm

Imagem categ Prod Tratamento Industrial

Tratamento
Industrial

Imagem categ Prod Agrícola

Agrícola

Fatores de qualidade das sementes

O tempo de plantio é, sem dúvidas, um dos mais importantes e trabalhosos em uma propriedade. A eficiência durante esse processo é capaz de influenciar em praticamente todos os estágios da população e aumentar consideravelmente a produtividade do cultivo.

Escrito por Administrador | 08 de setembro de 2021 | Tratamento de sementes

COMPARTILHAR EM

O tempo de plantio é, sem dúvidas, um dos mais importantes e trabalhosos em uma propriedade. A eficiência durante esse processo é capaz de influenciar em praticamente todos os estágios da população e aumentar consideravelmente a produtividade do cultivo.  Nesse estágio lembramos da qualidade da semente, termo tão importante para a produtividade no campo, mas ainda considerado em segundo plano dentro de algumas propriedades.  

Mas, como saber se minha semente atinge os padrões essenciais de qualidade?  

Existem 4 fatores que são primordiais para definir a qualidade da semente: o fisiológico, referente à capacidade da semente germinação e vigor; o genético referente a padronização do cultivo; o sanitário, referente ao nível de pureza para uma semeadura livre de plantas daninhas e patógenos; e o físico, referente à qualidade física da semente. 

Além disso, outros atributos contribuem para a definição de padrões para escolha das sementes e para sua melhoria. A semente que apresenta altos níveis de pureza, sanidade, germinação e vigor, após uma análise técnica, são ideias para o plantio, pois tem maior viabilidade e resistência ao ser submetida a situações extremas. 

Sementes vigorosas podem resistir a condições adversas como veranicos, frentes frias e assoreamento, pois geralmente emergem de forma mais rápida e uniforme.  

Para atingir os melhores resultados com a lavoura, é preciso investir em boas sementes e no manejo apropriado. Além do investimento no preparo do solo e na semeadura, o tratamento de sementes é um grande diferencial, pois possibilita a cobertura homogênea das sementes protegendo-as de doenças. 

Por isso, vale considerar algumas dicas para que você possa otimizar o processo germinativo das sementes e desenvolver a população de maneira uniforme e de alto desempenho:  

>> Adquira sementes que atinjam altos padrões de qualidade de cultivares, ideais para a sua região; 

>> Realize controle de plantas daninhas; 

>> Faça a regulagem correta do equipamento utilizado no plantio; 

>> Invista em tratamento de semente; 

>> Utilize a velocidade adequada no momento da semeadura. 

O investimento no melhoramento da semente é primordial para quem quer aumentar a produtividade em sua lavoura.  

 

TAGS